05 abr 2012

Início do curso de Avaliação de Programas e Projetos Sociais

Nenhum comentário

No dia 14 de março iniciou-se o curso de Avaliação de Programas e Projetos Sociais, coordenado por Cristina Meirelles, da CASA7, e Andreia Saul, do FICAS. Contando com representantes de ONGs e de setores de Responsabilidade Social de empresas privadas, neste primeiro módulo vimos como criar e nutrir espaços de aprendizagem no ambiente organizacional, por meio das reflexões: que relações há entre aprendizagem e cultura organizacional? O que inspira planejar, avaliar e sistematizar? O que é o Plano de Avaliação?

Além da parte teórica, as alunas reuniram-se em grupo para refletir sobre como se dá o processo de avaliação e sua consequente aprendizagem nas organizações em que atuam.

A importância do sentido no processo avaliativo e a diferença entre sentido e significado foram tópicos que chamaram a atenção das participantes. Assim como a distância que existe, em alguns casos, entre a intenção dos setores sociais com seus projetos e o tempo cedido ou esperado pelas organizações para que estes processos apresentem os resultados esperados.

Nesta última quarta-feira, dia 21, aconteceu o segundo encontro do curso. Promoveu-se uma rápida retomada sobre o conteúdo visto para reflexão e também para esclarecimento de dúvidas sobre a elaboração do Plano de Avaliação. A segunda aula foi pensada para que o profissional possa estabelecer um processo de avaliação que melhor dialogue com o contexto de uma organização.

O curso conta ainda com mais dez encontros, sendo que ao final as participantes apresentarão um Plano de Avaliação concebido por elas. Também teremos como professores convidados Simone Coelho, Diretora Presidente do IDECA e Martina Rillo, Consultora e Facilitadora de Projetos.

[top]
Deixe seu comentário