07 mai 2013

Programa Motirõ: Seminário de Integração e primeira Oficina de Sistematização da Prática Educativa

Nenhum comentário

No dia 18 de abril, aconteceu em Recife o Seminário de Integração da 2ª Edição do Programa Motirõ, parceria entre CASA7, FICAS e Instituto C&A. As questões levantadas pelo conjunto dos participantes para serem debatidas ao longo de 2013 foram sobre a contribuição do Programa:

  1. No debate sobre a escola em período integral / papel das organizações da sociedade civil.
  2. Na geração de uma cultura de planejamento e no fortalecimento da gestão, mobilização de recursos e comunicação das organizações.
  3. Na visibilidade das organizações (entendendo que essa visibilidade está focada nas suas identidades).
  4. No diálogo sobre as estratégias efetivas de articulação e de controle social.
  5. No posicionamento das organizações frente às políticas do governo.
  6. No estímulo à participação e empoderamento da comunidade (ou seja, mudar o olhar do assistencialismo para o desenvolvimento).
  7. No fortalecimento de uma política de formação continuada de educadores/as nas organizações.
  8. Na existência e nos sentidos da sistematização das práticas dos educadores/as.

A primeira oficina de Sistematização da Prática Educativa, cuja coordenação é de responsabilidade da CASA7, ocorreu em 17 de abril. Além das oito oficinas, que reúnem participantes de 12 organizações de Recife (PE) e João Pessoa (PB), este ano a formação em sistematização de experiências contará com oito videoconferências. O objetivo da CASA7 é oferecer subsídios e instrumentos que apóiem processos de reflexão e sistematização permanente da prática educativa, por isto, das oficinas CASA7 participam coordenadores pedagógicos e educadores das organizações selecionadas.

[top]
Deixe seu comentário