Curso de Avaliação 2011

No primeiro semestre de 2011 realizamos o Curso Avaliação de Programas e Projetos Sociais em parceria com FICAS e Move.  O curso abordou como temas centrais: sentido da avaliação e sua relação com a cultura organizacional; interseções entre planejamento, avaliação e sistematização; tipos de avaliação e abordagens avaliativas; causalidade em avaliação; construção de indicadores; métodos quantitativos e qualitativos de investigação; análise e interpretação de dados e resultados; processos participativos de avaliação; e aprendizagem na avaliação.  Como professores atuaram:Cristina Meirelles(CASA7),Rogério Silva (Move), Andréia Saul (FICAS) e Martina Otero(Fonte), esta última como professora convidada. O curso teve uma carga horária de 48hs presenciais e recebeu um total de 13 participantes, entre profissionais autônomos e de diversas organizações do campo social, entre elas: CENPEC, IDIS, Santander, Ashoka, Fundo de Direitos Humanos, Instituto Azzi e CENLEP.

Na avaliação dos participantes, os objetivos foram alcançados e as expectativas superadas. Segundo eles, entre os aspectos considerados facilitadores estão: as estratégias didáticas utilizadas, tais como o estudo de caso, a relação teoria e prática e a leitura prévia de textos de referência. Além destes, o fato de grupo estar aberto à aprendizagem, com vontade de compartilhar as suas experiências profissionais, bem como a experiência profissional dos facilitadores.

Iniciei o curso com o objetivo de adquirir base teórica para dar andamento ao processo de avaliação de resultados dos programas sociais que realizamos no Santander Brasil. O curso vem superando minhas expectativas. Além da base teórica, temos discussões riquíssimas, provocações que proporcionam reflexão e avanço das práticas e um grupo muito bacana. É um ambiente estimulante e de constante aprendizagem. Recomendo 100% e já estou tentada a fazer o de sistematização no 2º semestre (Emanuelle M. Osório, coordenadora da área de responsabilidade social do Banco Santander).                     

Deixe seu comentário