DEPOIMENTOS
A formação na CASA7 está sendo produtiva. Acredito que cada professor deveria ter esse momento de capacitação. Um encontro prazeroso. (Anderson Martins, CEI Bela Vista da ASA – Associação Santo Agostinho)
A formação tem ampliado muito meus conhecimentos em relação à avaliação. A cada formação novos saberes são construídos para nosso projeto. (Eliana Vilas Boas, coordenadora na CEI São Francisco da ASA – Associação Santo Agostinho)
Considero que a cada encontro minhas reflexões sobre avaliação se ampliam. A partir dessas reflexões estou revendo minhas ações profissionais. (Sueli A. Santana Ferreira, Coordenadora Geral dos CEIs da ASA – Associação Santo Agostinho)
O trabalho realizado pela CASA7 é sinônimo de competência e seriedade. Nossa experiência com essa instituição, desde a construção dos indicadores do Programa Além das Letras até a realização de sua avaliação externa, se baseou em troca, aprendizagem e respeito. O resultado das ações desenvolvidas, certamente, contribuirá para a melhoria da qualidade da formação oferecida aos profissionais das redes públicas de educação com as quais trabalhamos. (Walkyria Dias, Programa Além das Letras, Instituto Razão Social)
A avaliação e sistematização são etapas integrantes dos projetos do Instituto Akatu e consideradas essenciais, tanto para a reflexão permanente da prática, quanto para a construção de referências capazes de apoiar a re-edição da proposta e ampliação de seus impactos. (Helio Mattar, Diretor Presidente, Instituto Akatu)
Imagine que você deseja muito que sua história seja contada com respeito, que ela entrelace fios invisíveis, que produza conhecimentos para quem faz a história e para quem vai ler a história. O Instituto Chapada pela Educação tem a alegria de compartilhar esta visão e trabalho com a CASA7. (Cybele Amado, Diretora Presidente, ICEP – Chapada Diamantina – Bahia)
A sistematização é extremamente necessária nesta “era do conhecimento” em que estamos. Qualquer intervenção social e educacional, na minha opinião, gerará aprendizagens e entendo que a sistematização é a melhor maneira de encontrá-las, se apropriar destas aprendizagens como conhecimento e fazer o melhor uso em benefício do desenvolvimento de organizações e áreas. A experiência da sistematização do Programa Crescer evidenciou – ao Instituto Hedging-Griffo e organizações sociais participantes- quais conhecimentos foram relevantes e merecem ser compartilhados. (Sílvia Morais, Instituto Hedging-Griffo)
Trabalhar com a CASA7 tem sido uma oportunidade de vivenciar uma concepção diferenciada de sistematização de experiências, que traz uma visão estratégica da contribuição do conhecimento oriundo da prática social na construção de um mundo mais justo – isso valoriza quem está no dia a dia das organizações como um ator fundamental nesse processo. Conviver com as concepções, valores, conhecimentos e experiências da CASA7 tem sido uma fonte de aprendizagem, e trazido segurança e tranqüilidade no processo de sistematização do nosso mais antigo e consolidado programa – que estamos fazendo com sua facilitação. “Cada um sabe a dor e a delícia” (como diz Caetano Veloso) de sistematizar sua própria experiência, mas para quem tem o privilégio de ter o apoio da CASA7, a “delícia” certamente será sempre infinitamente maior que a “dor”. (Andreia Saul, Diretora Executiva, FICAS)