Sistematização das Práticas Educativas
Por um período de seis meses (de março a setembro de 2012) os 18 participantes, representando 10 organizações sociais da Zona Leste de São Paulo, passaram por um processo de formação teórico-prática em sistematização de práticas educativas, paralelamente às demais atividades da Formação Pedagógica – realizadas pelos FICAS, em parceria com a Fundação Tide Setúbal. Durante este processo, além dos encontros, receberam orientação técnica on-line para levarem a cabo os seus registros e sínteses. Aqui a sistematização serviu como uma ferramenta para um processo organizado de reflexão sobre a prática. Esperamos que este documento inspire outros educadores a se engajarem em processos permanentes de registro, documentação e socialização das aprendizagens que derivam do fazer cotidiano.
Os textos a seguir são sínteses elaboradas pelos participantes e refletem seu engajamento no registro e reflexão de suas práticas. Compartilhá-los exige comprometimento, confiança e vontade de apoiar outros educadores, socializando questões e aprendizagens.
Para acessar o registro da experiência de cada organização, clique no botão com o nome da instituição. Os Cadernos da Prática, com todas as experiências reunidas, está em Biblioteca.
1. Ação Comunitária São José Operário 2. Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC) – Centro Social Marista Irmão Justino3. Associação Cultural, Educacional, Desportiva Projeto Acreditar
4. Associação Liga Leste Das Escolas de Esportes e Núcleo Reabilitar de Atenção Biopsicossocial – Liga Leste Reabilitar 5. Centro para Juventude União Cidade Líder 6. Instituto Pombas Urbanas 7. Sociedade de Ensino Profissionalizante e de Assistência Social (SEPAS)8. União Social Brasil Gigante
9. Nova União da Arte – NUA