FORMAÇÃO EM REDE

 

Conheça algumas ações deste Programa:

Sistematização: Encontros de Integração – Programa Inova Escola (2017)
(Parceria CASA7 e Fundação Telefônica Vivo)

Os Encontros de Integração do Programa Inova Escola contam com a participação de gestores escolares, educadores e parceiros executores de seis escolas públicas de diferentes regiões do país. O Programa da Fundação Telefônica investe na mudança de práticas pela via da tecnologia. Os objetivos dos encontros mediados pela CASA7 são: apoiar a sistematização da metodologia e aprendizagens de escolas e parceiros para sua disseminação; construir subsídios para uma política de sistematização permanente da prática das Escolas Inovadoras que possa ser realizada à distância; fomentar a troca de experiências entre escolas e entre parceiros executores; ampliar a percepção das escolas sobre o conhecimento coletivo que circula no grupo e o identifica. O projeto conta com quatro encontros presenciais em São Paulo (SP), Águas de São Pedro (SP), Vitória de Santo Antão (PE) e Viamão (RS) e acompanhamento on-line para a produção de textos e conteúdo.

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Formação: Sistematização da Prática Educativa – João Pessoa/PB(2015)
(Programa Motirõ – Parceria CASA7, FICAS, Instituto C&A)

O Programa Motirõ, em 2015, chega a João Pessoa/PB e irá atender a profissionais de 15 ONGs da cidade que atuem na área de educação não formal de crianças, adolescentes e/ou jovens no contraturno escolar ou com formação para o trabalho. As Oficinas de Sistematização acontecerão entre os meses de maio a agosto.

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Formação: Sistematização da Prática Educativa – Fortaleza/CE (2014)
(Programa Motirõ – Parceria CASA7, FICAS, Instituto C&A)

As Oficinas de Sistematização da Prática Educativa, dimensão técnica do Programa Motirõ 2014, em Fortaleza/CE, tinham por objetivo: (1) formar coordenadores pedagógicos, coordenadores de projetos para a sistematização e disseminação de práticas educativas; (2) implementar um processo de reflexão sobre a prática educativa; (3) exercitar a sistematização como um instrumento para essa reflexão permanente da prática; e (4) apoiar a edição de material produzido pelo grupo para publicação de um produto final. Foi dirigido a profissionais de 14 ONGs de Fortaleza que atuam com educação complementar. Realizou-se entre os meses de maio a setembro de 2015.

 As aprendizagens das Oficinas de Sistematização fazem parte dos Cadernos da Prática Número 5, 2014, disponível em nossa Biblioteca.

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 Formação: Sistematização da Prática Educativa – Recife ( 2013)
(Programa Motirõ – Parceria CASA7, FICAS, Instituto C&A)

No âmbito do Programa Motirõ a CASA7 é responsável por: (1) formar coordenadores pedagógicos, coordenadores de projetos e/ou educadores para a sistematização e disseminação de práticas educativas; (2) implementar um processo de reflexão sobre a prática educativa; (3) exercitar a sistematização como um instrumento para essa reflexão permanente da prática; e (4) apoiar a edição de material produzido pelo grupo para publicação de um produto final. É dirigido a profissionais de de 15 ONGs da Grande Recife e João Pessoa que atuam com educação complementar. Realizou-se entre os meses de fevereiro a março de 2013, contando com uma oficina em Fortaleza (09/09/13), tendo seu encerramento, com um Seminário, em dezembro.

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 A Prática dos Educadores (2012 – 2013)
(CASA7, Ação Educativa, Instituto Paulo Montenegro, Nepso)

Sistematização da prática dos professores engajados no Programa NEPSO (Nossa Escola Pesquisa sua Opinião) e em projetos de pesquisa de opinião em escolas públicas. O projeto buscou contribuir para a criação de uma cultura de registro e reflexão sobre a prática de sala de aula; o registro e a reflexão das etapas da pesquisa e suas dimensões pedagógicas; e a construção de uma metodologia de sistematização aplicada ao contexto do Programa NEPSO. Realizado em parceria com IPM (Instituto Paulo Montenegro) e Ação Educativa. A CASA7 participou do Seminário Olhar a Prática: um exercício de reflexão (mar/13) e do X Congresso IBOPE UNESCO (out/13).  A publicação referente à esta experiência está disponível em nossa Biblioteca.

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Sistematização da Prática Educativa – Recife (2012 – 2013)
(Programa de Fortalecimento Institucional – Parceria CASA7, FICAS, Instituto C&A)

Oficinas de sistematização de práticas formativas e mediação da produção individual e coletiva de coordenadores pedagógicos e educadores de 14 organizações sociais de Recife, realizadas no âmbito do Programa de Fortalecimento Institucional. As oficinas tiveram por objetivo oferecer subsídios e instrumentos que apoiem processos de reflexão permanente sobre a prática educativa, com ênfase na sistematização de experiências. As oficinas foram realizadas entre maio e dezembro de 2012 e resultaram na publicação do Caderno da Prática “A formação de educadores em ONGs: o papel do coordenador pedagógico” e no Seminário de Encerramento do Programa. A publicação está disponível para leitura e/ou download em nossa Biblioteca.

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Formação de Educadores: Sistematização de Experiências (2012)
(Realizada no âmbito do Programa de Formação Pedagógica, parceria CASA7, FICAS e Fundação Tide Setúbal)

Formação teórico-prática em sistematização de experiências e mediação da produção de textos com educadores de 10 organizações sociais participantes do Programa de Formação Pedagógica (realizado na zona leste em São Paulo). Com seis meses de duração teve por objetivo oferecer subsídios e instrumentos para processos de reflexão permanente sobre a prática educativa, bem como produzir/socializar textos de autoria dos educadores como referência para organizações parceiras. Parceria com FICAS com apoio da Fundação Tide Setúbal. As oficinas resultaram na publicação do Caderno da Prática “Formação Pedagógica”, gerado a partir de produção dos participantes das oficinas. A publicação está disponível para leitura e/ou download em nossa Biblioteca.

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