Roda de avaliação

Roda avaliação: como criar dispositivos de aprendizagem

A roda de conversa Avaliação: como criar dispositivos de aprendizagem promovida pelo Espaço de Formação CASA7, FICAS e Rogério Silva aconteceu no dia 7 de dezembro na Sala da Vila. Os participantes contribuíram com reflexões e questões derivadas de suas práticas, bem como com a indicação de caminhos e sugestões de temas a serem incluídos no Curso de Avaliação de Programas e Projetos Sociais de 2011.

Entre as questões centrais estão:

- Como implantar nas organizações e projetos sociais uma cultura de avaliação permanente;
– Como lidar em processos de avaliação com as diferenças de perspectivas, objetivos e interesses e perspectivas dos vários envolvidos nos projetos e programas (financiadores, público alvo, equipe responsável, etc.);
– Como avaliar quando os grupos interessados, ou não têm perguntas, indagações efetivas, ou partem de parâmetros prontos;
– Como garantir nas organizações espaços de mudança de modo a que os resultados dos processos avaliativos sejam de fato tomados como aprendizagens;
– Como desenhar processos de avaliação que dialoguem com indicadores sociais globais de modo a permitir análises e comparações mais amplas;
– Como superar a cultura dos “instrumentos prontos”, do “driver de resultados” ao avaliar processos sociais sempre diversos e complexos;
– Como conciliar a simplicidade e objetividade necessárias para envolver os diversos públicos com a diversidade e complexidade dos processos sociais.

Entre as sugestões:

- Ênfase na construção colaborativa dos processos de avaliação.
– Necessidade de caminhar em direção a uma cultura organizacional mais flexível, “sem medo de errar”.
– Construir processos de avaliação sempre em parceria com todos os envolvidos.
– Não dissociar a avaliação do planejamento, tanto institucional como de projetos, de modo a atribuir sentido à prática (para que estamos medindo).

RODA DE AVALIAÇÃO | 14.05.14

FICHA DE INSCRIÇÃO