SISTEMATIZAÇÃO

Conheça  alguns dos nossos parceiros e projetos realizados pela CASA7 em Sistematização de Experiências:

Vocação (2017)

Sistematização das ações socioeducativas do projeto de formação Jovens de Ação. O processo será realizado de forma participativa conforme a metodologia da CASA7 e em três etapas: recuperação da trajetória e redesenho do Programa; detalhamento das atividades pedagógicas dirigidas aos jovens; construção da proposta de formação dirigida aos educadores.

Acompanhe as novidades sobre esta sistematização.

Fundação Tide Setúbal (2015-2016)

Sistematização  da experiência em desenvolvimento local da FTAS nos seus principais territórios de atuação no período 2005 – 2015: resgate do caminho percorrido até aqui, construção metodológica, identificação e reflexão de conteúdos de aprendizagem, bem como tensões e desafios que, refletidos à luz das hipóteses iniciais, indicam novos caminhos e potencialidades. O relatório final foi subsidio para a publicação Conexão São Miguel Paulista – uma década de experiências da Fundação Tide Setubal no enfrentamento de desigualdades em periferias urbanas, tendo Cristina Meirelles, Diretora Executiva da CASA7, como uma de suas articulistas.

Clique AQUI para ver as notícias sobre a Sistematização.

Instituto Pro Bono (2015)

Oficinas de formação em avaliação e sistematização de experiências.

Confira a nota sobre as oficinas em nosso blog.

Cenpec – (2015)
Participação em mesa de debates na Semana de Formação Cenpec 2015 e realização de Oficina de Sistematização com a equipe interna.
 
Colmeia (2012 – 2013)

Assessoria em sistematização de experiências para a equipe da Colmeia engajada na sistematização do módulo básico de qualificação profissional para jovens. A publicação Programa Construção da Cidadania – Capacitação para o primeiro emprego, oriunda desta assessoria, está disponível para leitura em nossa BIBLIOTECA.

Instituto Sadia – BRF (2011)

Sistematização da etapa piloto do Programa de Relacionamento com Comunidades do Entorno – BRF, coordenado pelo Instituto Sadia em parceria com o Instituto Paulo Montenegro.

Instituto Walmart e FICAS (2011)

Instituto Walmart – parceria no projeto “Caravana do Instituto Walmart”: criação e manutenção do blog da Caravana (www.caravanainstitutowalmart.org.br) – um espaço virtual de participação no qual organizações de 9 estados brasileiros postaram suas experiências de mobilização comunitária e compartilharam conhecimento sobre o tema; análise e ordenamento do conteúdo produzido; proposição de discussões sobre temas transversais ao conteúdo.

Ação Comunitária do Brasil (2011)

Oficinas de formação em sistematização de experiências e elaboração coletiva de projeto de sistematização da experiência dos educadores da Ação Comunitária.

Instituto Geração (2010)

Assessoria e formação de equipe interna para a sistematização das metodologias do Programa Nova Geração.

Instituto Cidadania Empresarial (2009)

Assessoria e formação de equipe interna sistematização do Projeto Pajiroba.

Ação Educativa (2009)

Apoio e mediação do processo de sistematização da metodologia de formação da organização.

ICEMA / FICAS (2009)

Oficinas de formação com parceiros Programa Diálogos (MA);

FICAS (2008)

Facilitação no processo de sistematização da metodologia construída no âmbito do Programa de Formação em Gestão.

Instituto IBI (2008)

Formação prática de coordenadores de projetos participantes da rede do Programa Juventude e Trabalho: reflexão sobre a prática com um conjunto de 30 ONGs parceiras do Instituto ibi; medição do debate on-line e temas transversais.

Instituto Hedging Griffo (2007)

Sistematização da experiência do Programa Crescer em parceria com IDECA e com a participação de 13 ONGs de São Paulo dedicadas a promover a formação integral de crianças e adolescentes e a educação não formal.

Instituto ibi (2007)

Sistematização da experiência dos primeiros anos de atuação do Instituto na área da juventude e trabalho, como forma de construir subsídios para o planejamento, critérios para monitoramento e avaliação de resultados, e reflexão sobre o marco conceitual sobre o qual as ações se apoiam.

Programa Chapada pela Educação (2007)

Sistematização, em parceria com o IDECA, da experiência desenvolvida na região da Chapada Diamantina, Bahia, por uma rede de municípios, organizações sociais, educadores e o Programa Crer Para Ver da Natura Cosméticos, engajados na melhoria da qualidade da escola pública.

Instituto Akatu (2006)

Sistematização do Projeto Cuide desenvolvido em parceria com a Souza Cruz.